Legião de Maria: Google Mais: o símbolo do que até o Papa já percebeu

Google Mais: o símbolo do que até o Papa já percebeu


     Ultimamente duas bobagens têm me incomodado muito. Uma é de extrema importância no jogo do poder. Outra é, também, de grande importância, mas a nível comunicacional. O indivíduo crente na morte do comunismo pós Muro de Berlim ou aquele que classifica o Plus como um fracasso ou é burro, ou é louco, ou é mal caráter. Todavia, independente do nome dado ao problema que possua, essa pessoa não busca conhecer a realidade e, portanto, sua obra é tão ruim quanto se fosse um bolchevique infiltrado nas redes sociais.

     Porém, neste artigo tratarei não da peça política, mas da mina de ouro do Vale do Silício, já que daquela falam bem os nossos excelentes articulistas. Cito Olavo de Carvalho, Percival Puggina, Nivaldo Cordeiro, dentre outros. 

     Milhões de pessoas conheceram nos últimos meses um dos mais novos investimentos da Google Inc. que pensaram tratar-se de uma rede social que substituiria, então, o Orkut, após a ascensão do Facebook e do Twitter, no entanto o Google Plus (=Google Mais) desde seu lançamento foi apresentado como um PLUS, isto é, um algo mais e não um substituto.
     Assim, os analistas profissionais e amadores em mídias sociais matutaram muito sobre o real significado do surgimento dessa nova rede.
     O que será que ela busca?
     A resposta: integração.
     Sim!
   O Google Plus nada mais é do que uma peça de encaixe entre os produtos Google que vêm sendo desenvolvidos há alguns anos e lançados para o 'povão' diariamente, tal como o Chromebook e o Google Drive. O último, lançado há algumas semanas.
     Ou seja, não se trata nesse caso de um rival para o Facebook, mas algo muito maior que tem por objetivo final inserir cada usuário da rede mundial de computadores na 'Nuvem' através da Google Inc.
Ora, redes sociais morrem, a medida em que tornam-se populares, pois deixam de ser atraentes. Agora são 'chatas e velhas'.
     Lançar uma ferramenta que traz a brilhante ideia das Hangouts, os círculos, além de uma perfeita sintonia com YouTube, Search, Docs e futuramente ao Chrome OS e chamá-la de +, simplesmente, deixou e deixa milhões de usuários confusos e sem a mínima ideia de onde estão pisando, restando a eles uma afirmação: o Plus é um fracasso.
      Pois, não é. É, sim, o símbolo de uma nova ideia de www que está em pleno processo de expansão, isto é, está chegando a camada que possui maior volume na rede.



     Isso se dá, pelo fato de que o homem sempre procura expandir para reconhecer o TODO à sua volta e as grandes empresas, como a Apple ao criar o Macintosh há algumas décadas e a Google, agora, com o Drive, percebem isso, exploram isso e o homem, então, pergunta mais e mais.
    Trata-se de um processo perigoso, onde os adolescentes despreparados podem perder-se, já que pode  tornar-se em massa de manobra, assim como pode crescer de uma maneira magnífica a nível cultural, religioso e social.



"(...) Este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que dêem sentido e esperança à existência." (Bento XVI)

    É por isso que o Santo Padre convida o homem contemporâneo a explorar os novos tipos de rede, repetindo incessantemente que esta busca pela verdade deve estar aliada ao silêncio, a oração e deve ser instrumento de amor a Deus, que É a Verdade.

Por Pércio Lopes Neto, LM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Legião de Maria Urang-kurai