Legião de Maria: O Papa em 2012

O Papa em 2012

   O Santo Padre Bento XVI em 2012 completou 85 anos de vida e tornou-se o 6º papa mais longevo da história, ultrapassando João Paulo II. No sétimo ano do seu pontificado, Bento XVI visitou México e Cuba no mês de março, (este último, celebrando Missa na Praça da Revolução e se encontrando com Fidel Castro); Líbano, no mês de setembro e visitas pastorais em território italiano, como as dioceses Loreto, Emília e Romagna (regiões arrasadas pelo terremoto) e Milão, onde celebrou o VII Encontro Mundial das Famílias.

O Papa Bento XVI utilizando um tablet para tuitar
   Bento XVI se encontrou com os movimentos Caminho Neo-catecumenal, em janeiro e, em maio, na véspera de Pentecostes, com a Renovação Carismática Católica. O Santo Padre também abriu o Ano da Fé em alusão aos 50 anos do Concílio Vaticano II, em 11 de outubro e o sínodo dos bispos para a Nova Evangelização, no dia 7 daquele mesmo mês.
   O Papa Ratzinger, foi o primeiro bispo de Roma a utilizar a rede social Twitter. Todas as quartas-feiras, o Santo Padre responde as perguntas enviadas por internautas de todo o mundo. O papa octogenário não tem medo de se expor e, é um dos maiores incentivadores da utilização das mídiais digitais a serviço da evangelização. 
   Mas nem tudo foi “flores” e o pontífice mais uma vez foi atacado e incompreendido mais pela mídia italiana que propagou o boato da sua suposta renúncia em abril; e o escândalo do “vatileaks”, o qual o mordomo Paolo Gabriele repassava as cartas e documentos confidenciais do papa aos jornais. A Justiça Vaticana condenou Gabriele a um ano e seis meses de prisão, em setembro. Mas, no dia 22 de dezembro, o Santo Padre o visitou perdoando a culpa e retirando a pena imposta pelo Tribunal da Rota Romana.

Papa Bento XVI e Paolo Gabriele
   Enfim, Bento XVI encerrou 2012 no espírito de perdão e solidariedade. E, em 2013, ele estará entre nós, no Rio de Janeiro, para a 28ª Jornada Mundial da Juventude. 

Por Pastoral da Comunicação da Diocese do Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Legião de Maria Urang-kurai